Postagem em destaque

Criando bot do Telegram em Shell script com ShellBot

Como criar um BotSSH com shellbot e bashsrc


Recentemente uma questão interessante foi levantada por um membro da comunidade em relação ao shellbot cuja ideia era desenvolver um bot para monitoração dos servidores e que a partir do qual um comando seria enviado via Telegram e um determinado script seria executado em massa nos servidores listados. O desafio em si não estava na monitoria dos serviços ou processos, mas no envio e execução do script já que tal rotina não estaria presente nos servidores de destino e as informações relevantes de retorno deveriam ser enviadas como mensagem ao usuário que disparou o comando.

Consideramos o propósito válido e criativo já que facilitaria a manutenção no ambiente utilizando um mecanismo de mensagem (Telegram) como ferramenta de intervenção.

Em primeira instancia a tarefa pode parecer complicada ou até mesmo inviável levando em consideração as múltiplas conexões a serem realizadas, todavia acredito que com as ferramentas já existentes isso não seria um problema.  No exemplo abaixo utilizamos a biblioteca ssh.h do projeto bashsrc para criar as sessões de conexão, envio e execução do script no host remoto.

Observação: Vale ressaltar que o propósito não é externar detalhes sobre as funções utilizadas e sim demonstrar uma aplicação prática afim satisfazer os critérios exigidos pela tarefa.

Código:


A implementação utiliza a função ShellBot.setMessageRules para aplicação de regras de ação para o comando do bot, podendo ser substituída por ShellBot.regHandleFunction se assim desejar.

Espero que o código acima seja útil e tenha esclarecido dúvidas sobre o desenvolvimento do recurso, para mais detalhes consulte a documentação dos projetos citados acima acessando os links disponibilizados.


Participe deixando seu comentário ou sugestão sobre o assunto.
Gostaria de apoiar o trabalho da comunidade? clique aqui

Comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *