Postagem em destaque

Criando bot do Telegram em Shell script com ShellBot

Letreiro digital que exibe a porcentagem de consumo da memória

while + clear + tput + free + awk + figlet + sleep

O while executada um loop infinito limpando a tela que em seguida o tput centraliza o cursor verticalmente dividindo o total de linhas da janela atual por 2 e subtrai o valor 4 para compensar o tamanho da fonte. Executa o comando free exibindo o uso da memória em kilobytes, redirecionando a saída para o awk que captura a segunda linha que contém as informações relevantes; Imprimindo o resultado da operação aritmética em uma notação com duas casas decimais. Depois o figlet imprime a saída usando a fonte banner e este ciclo acontece a cada segundo. (Pacote necessário: figlet)

Linha de comando
$ while :; do clear; tput cup $((LINES/2-4)); free | awk 'NR==2 {printf "%.02f%",$6*100/$2}' | figlet -w $COLUMNS -c -f banner; sleep 1; done

Porcentagem de uso da memória


** Tenha sua solução postada aqui **


Se está enfrentando dificuldades no momento de montar sua linha de comando para resolução de um problema ou talvez não sabe por onde começar. Participe preenchendo o formulário a seguir. Descreva detalhes sobre o problema enfrentado e quem sabe a próximo X DA QUESTÃO seja o seu !!!

Comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *